sexta-feira, 8 de junho de 2018

Por quê ter um processador melhor em meu computador?

Processador

Hoje com a quantidade de informações que nos estão disponíveis, quando vamos comprar um computador, está a pergunta sobre qual melhor configuração para comprar.

O processador chamado de CPU (Unidade Central de Processamento) é responsável por efetuar todos os cálculos que o computador pode executar, atualmente existem algumas características que devem ser observadas:


Processador Intel Core I7 8700k 4,7ghz Lga1151 8ª Geração 

Acima há um exemplo de processador anunciado, atualmente as descrições são intuitivas sobre a tecnologia corrente:

Intel refere-se a fabricante, atualmente as maiores empresas do ramo são Intel e AMD para notebooks e desktops, existindo também outros fabricantes mas não com mesmo destaque.

Na evolução dos processadores foi criado os microprocessadores com múltiplos núcleos onde simulam mais de um processador em seu processamento, onde Core i7 simula 4 núcleos, existem outras versões como i3, i5 da Intel ou os Phenom X2, X4, X6... da AMD, cada nomenclatura representa uma tecnologia de processamento, por isso é importante antes de comprar saber os conceitos básicos do processador como sua quantidade de núcleos, pois quanto mais núcleos melhor será o desempenho do computador. A unidade de medida GHz é utilizada para medir a velocidade de processamento por segundo, onde quanto maior a quantidade de Hertz garante que será executada mais rapidamente as operações, mas claro unindo a quantidade de núcleos pois fará muita diferença entre um processador e outro com tecnologias diferentes. As gerações também representam mudanças as vezes sutis ou grandes na parte da engenharia do próprio hardware onde podem melhorar consideravelmente o desempenho em relação a anterior. Também no exemplo acima há a nomenclatura LGA1151, ela significa o tipo de socket onde o processador será colocado na placa-mãe, por motivos de segurança das placas-mãe os fabricantes criaram tipos de barramento para cada processador diferentes, onde se caso você não saiba qual é, verificando o manual da sua placa mãe que pode ser baixado da internet haverá os modelos compatíveis nela.

Existem outros componentes de hardware sim que influenciam no desempenho do computador, mas o microprocessador (CPU) é fundamental para que isso ocorra. Essas dicas podem ser utilizadas para outras tecnologias como smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos, mesmo sendo tipos de processadores com tecnologias diferentes alguns princípios são os mesmos.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário